segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Exercitando...


Histórias em Quadrinhos



O gênero textual História em Quadrinhos é composto por quadros com textos narrativos, com o objetivo de divertir, entreter. Mas também pode trazer informações, alertar a população. O diálogo entre as personagens aparece em balões, que variam de formato de acordo com o tipo de fala, como sussurro, gritos ou pensamentos. Os sinais de pontuação indicam os sentimentos e reforça a voz das personagens. Apresenta onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas e por ambientes. São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.

Agora que compreendemos melhor o que é o gênero textual História em Quadrinhos, vamos começar nossa nova proposta que dessa vez trabalha com as Desinências. Essa atividade propõe levar para sala de aula os GIBIS, suas muitas Histórias em Quadrinhos e mais conceitos da nossa língua materna.





Após toda uma preparação com os alunos sobre o que é Desinência, o professor pode dispor de gibis, caso tenha ou pedir para que os seus alunos os levem. Depois conduzindo o exercício, de forma didática, peça para que eles recortem os diálogos/conversas que mais gostaram. Com o conteúdo previamente explicado é hora de localizar nos quadrinhos as Desinências aplicadas em sala ou novos exemplos encontrados.




A palavra GAROTO no primeiro quadrinho apresenta uma desinência nominal de gênero. E ocorre uma flexão de derivação, pois a forma feminina garota é composta pelo aumento de um sufixo ao radical.

As palavras SENHORAS e SENHORES no segundo quadrinho exemplificam a desinência nominal de gênero e de número. Na desinência de gênero, acontece uma flexão de derivação onde o radical da palavra senhor ganha um sufixo de forma feminina -a, senhora. Já a desinência de número desse exemplo traz a palavra senhores, que tem terminação em consoante apresenta uma formação de plural diferente. Há duas possibilidades para essa explicação, foi agregado o alomorfe   -es (-s da desinência) ou o -e some no singular e aparece no plural. E em senhoras, acrescentaram apenas a desinência de plural -s.

A palavra LIGO no último quadrinho expõe uma desinência verbal, nesse caso a desinência é número-pessoal, por surgir apenas no presente da indicativo, também torna-se marca de modo-temporal. Um caso de cumulação!

Isso é só um modelo de atividade usando a língua e os gêneros textuais. A criatividade e o contexto da sala de aula pode evoluir muito mais se bem ministrada. A prática de ensino a partir de gêneros facilita e tornar a língua mais próxima dos seus falantes. É possível ver como o Português está presente nas nossas interações sociais e adotar essa didática em sala de aula é uma ótima opção. Trabalhar com quadrinhos significa possibilitar a leitura competente  com  gêneros que estão no cotidiano do aluno.



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