quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Raiz e Radical






Relembrando o post sobre Raiz: é o morfema comum a variedade de palavras da mesma família, que tem o mesmo significado básico dessa classe de palavra.

Segundo Kehdi e Rocha, a Raiz pode ser vista, principalmente, em um viés diacrônico. É o morfema comum a várias palavras de um mesmo grupo lexical, portador da significação básica desse grupo de palavras. Sincronicamente, o método de compreensão da raiz é observar um grupo lexical e detectar o elemento morfológico comum.

Agora vamos ver um novo termo e continuar a aprender os conceitos da Morfologia.

O Radical corresponde ao elemento irredutível e comum as palavras de uma mesma família. Considerando-se a série ferro/ ferreiro/ ferramenta é o segmento ferr- que, por satisfazer as exigências especificadas, representa o radical. ( Kehdi, 1999; 26)

O traço comum às palavras da série que é chamado radical, o qual porta a base de significação das palavras dadas. É uma base que vai sendo delimitada com maior precisão pelo acréscimo de outros morfemas à palavra.

O radical porta o núcleo de significação da palavra, que é determinado pelos prefixos e sufixos integrantes da palavra.


Designam-se afixos os morfemas que se anexam ao radical para mudar-lhe o sentido (p.ex: fazer/des-fazer) ou acrescentar-lhe uma ideia secundária (livro/livr-eco). Podem contribuir, ainda, para a mudança da classe do vocábulo: leal, adjetivo, com acréscimo do afixo –dade, passa a substantivo: lealdade.(Kehdi, 1999:27)

Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando uma nova palavra, que são os derivados. Os Afixos são responsáveis por modificar uma palavra primitiva e transformá-la em derivada.

Ex: Pedra (palavra primitiva) e -eira (afixo) - pedra+eira = PEDREIRA (palavra derivada).


Dependendo do lugar no qual se encontram, os morfemas podem ser chamados de PREFIXOS, SUFIXOS ou INFIXOS. Os Prefixos ocorrem quando o afixo é adicionado no início da palavra. Exemplos: Des- confortável; Re-fazer; Des-leal. Constata-se que é um sufixo quando o afixo é adicionado no final da palavra. Exemplos: Plant-ação; Folha-gem; Legal-mente; Livra-ria. E os Infixos adiciona à raíz da palavra pelo centro, e que assim divide a palavra em duas partes. Um infixo pode ser uma consoante ou vogal de ligação entre duas raízes ou entre uma raiz e um outro afixo. Como em: Ohmímetro.

Um comentário:

  1. Excelente trabalho, parabéns! Usou os teóricos e fez relações entre o discurso, com o uso de algum gênero, e os conceitos morfológicos.

    ResponderExcluir