sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Exercitando...



Bakhtin (2000) conceitua gêneros textuais como um “enunciado relativamente estável” advindo de uma esfera social específica de comunicação que é estruturada por um conteúdo (temático), por um estilo verbal (léxico, frase, gramática) e por uma construção composicional que lhe são próprias. Dialogando com Bakhtin (2000), Marcuschi (2002) também acredita que os gêneros são fenômenos históricos e que surgem de uma necessidade de comunicação humana, tendo como função a ordenação e a estabilização das atividades sociais.  Os gêneros são entidades sócio-discursivas e formais de ação social que estão presentes em qualquer evento de comunicação.

O exercício proposto para esse conteúdo envolve gêneros textuais e afixos. O gênero conto transformado em um novo gênero, retextualizado e escrito por uma editora de uma revista adolescente. A ideia é levar para dentro de sala histórias a princípio conhecidas e ir moldando de acordo com a intenção da atividade. Apresentando em sala dois gêneros diferentes e o estudo da palavra. 













Depois da realização do novo texto, vamos a segunda parte da nossa proposta.

 Identificar e classificar alguns exemplos de Afixos presentes na nova produção textual.


Re – encontrar: PREFIXO
Re- (repetição; intensidade; reciprocidade)

Chapeuz – inho: SUFIXO
-inho (noção de grau aumentativo, diminutivo ou superlativo ou noção de ideia pejorativa)

Hiper – felizes: PREFIXO
Hiper-  (Posição de superioridade, intensidade, excesso)

Completa – mente:  SUFIXO
-mente  (Adverbial)





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