Bakhtin (2000) conceitua gêneros
textuais como um “enunciado relativamente estável” advindo de uma esfera social
específica de comunicação que é estruturada por um conteúdo (temático), por um
estilo verbal (léxico, frase, gramática) e por uma construção composicional que
lhe são próprias. Dialogando com Bakhtin (2000), Marcuschi (2002) também
acredita que os gêneros são fenômenos históricos e que surgem de uma
necessidade de comunicação humana, tendo como função a ordenação e a
estabilização das atividades sociais. Os gêneros são entidades
sócio-discursivas e formais de ação social que estão presentes em qualquer
evento de comunicação.
O exercício proposto
para esse conteúdo envolve gêneros textuais e afixos. O gênero conto transformado em um novo gênero,
retextualizado e escrito por uma editora de uma revista adolescente. A ideia é
levar para dentro de sala histórias a princípio conhecidas e ir moldando de
acordo com a intenção da atividade. Apresentando em sala dois gêneros
diferentes e o estudo da palavra.
Depois da realização do novo texto, vamos a
segunda parte da nossa proposta.
Identificar e classificar alguns exemplos de Afixos presentes na nova
produção textual.
Re – encontrar: PREFIXO
Re- (repetição;
intensidade; reciprocidade)
Chapeuz – inho: SUFIXO
-inho (noção de grau aumentativo,
diminutivo ou superlativo ou noção de ideia pejorativa)
Hiper – felizes: PREFIXO
Hiper- (Posição de superioridade, intensidade, excesso)
Completa – mente: SUFIXO
-mente (Adverbial)
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